UniDomBosco implanta centro de inteligência de negócio
A instituição adotou solução especializada em educação voltada para gestão de alta performance
O Grupo UniDomBosco, fundado no ano de 1962, faz parte do Sistema Educacional Brasileiro S.A. (SEB), que hoje é uma das mais sólidas e respeitadas instituições educacionais do Brasil, administrando diversas escolas próprias situadas em diferentes estados do Brasil. O Centro Universitário UniDomBosco, conta com mais de 649 polos de ensino a distância credenciados pelo MEC em todas as regiões do país, e conta com aproximadamente 16 mil estudantes matriculados nas modalidades presencial e a distância.
A instituição inovou ao adotar o conceito de centro de inteligência para embasar o desenvolvimento de estratégias visando excelência acadêmica e performance do negócio.
O centro de inteligência foi estruturado a partir de uma solução inovadora de business analytics específica para educação, a qual foi adotada por todos os setores e níveis hierárquicos da instituição para análises e tomadas de decisão menos subjetivas e mais objetivas ao serem baseadas em dados.
Na prática, os usuários além de monitorar os indicadores-chave de desempenho em tempo real, estabelecer e fazer o acompanhamento de metas, ainda conseguem prever tendências ou o impacto de eventos futuros. Além disso, conseguem identificar padrões para reagir as oportunidades ou ameaças a tempo através dos algoritmos utilizando computação cognitiva desenvolvidos para análises preditivas e projeções dentro do contexto de negócio.
“A Direção do UniDomBosco acredita que a melhor forma de superação dos desafios do mercado é por meio da implantação de uma gestão data-driven em todos os setores e níveis da Organização. A tomada de decisão rápida, baseada em dados, se tornou essencial não só para a diferenciação, como também pensando sempre na melhor experiência do aluno”, diz Karina Franchini, diretora de Ensino Superior do Grupo SEB
Porém, sem contar com um parceiro especializado, os desafios eram diversos. Além do desafio de mudança cultural, implementar um centro de inteligência de negócio não é tarefa simples, é necessário realizar a coleta de dados de diferentes sistemas; centralização desses dados; criar um data lake a partir dos dados públicos do setor disponíveis ; conhecimento do negócio educação; desenvolvimento de algoritmos para análises diagnósticas e preditivas; para à partir daí ter condição de definir os indicadores estratégicos sobre o desempenho a serem adotados e traçar as metas de negócio a serem monitoradas. Chegou-se à conclusão de que o desenvolvimento interno seria muito custoso e adiaria os benefícios de contar com uma solução já pronta e disponível no mercado.
Essa constatação levou o UniDomBosco a contar com a parceria CETACEO e Added, que juntas atuam na disseminação das boas práticas de gestão no setor de educação através da solução BA2Edu (Business Analytics for Education).
Por ser concebida especialmente para instituições de ensino, já possui um catálogo de boas práticas embutidas na plataforma e materializada em formato de dashboards que contém um conjunto de indicadores divididos em módulos como Gestão de Permanência, Captação, Marketing, Financeiro, Compliance, até o nível hierárquico mais alto, módulo CEO e Mantenedor. E através de uma biblioteca robusta de algoritmos numéricos, estatísticos e de computação cognitiva, os gestores e docentes têm à disposição uma solução completa de learning analytics e predição para apoiá-los nos desafios do dia-a-dia.
Para Franchini “Precisávamos de uma ferramenta que trouxesse um preditivo eficaz. A maneira mais eficaz é trabalhar preventivamente. Para isso, precisávamos de uma ferramenta que integrasse todas as informações sobre risco de evasão. Conseguimos com análise determinística em termos numéricos e financeiros com o BA2Edu, agora é possível verificar o impacto de evasão por curso e por alunado em condição de risco de uma maneira simples e personalizada para cada caso. Isso tudo com excelência e em curtíssimo espaço de tempo.”
Logo na primeira semana, a UniDomBosco já usufruiu de um conjunto de indicadores gerenciais para embasar as estratégias de Prospecção, Benchmarking e Compliance.
De acordo com Sonia Poloni, BDM de Educação da Added, como o BA2EDU é especializado no segmento de educação, isso permitiu que a Unidombosco rapidamente colhesse os frutos e o negócio se beneficiasse, dando à instituição uma visão de mercado privilegiada, o que sabemos ser uma vantagem competitiva. Isso porque a solução permite obter insights competitivos, fundamentar a estratégia de expansão, M&A, análise de demanda versus saturação, players do mercado de educação na região, ter insights para customização de cursos, readequação acadêmica, entre outras aplicações práticas.
Segundo Fernando Micali, fundador da CETACEO, “No segundo mês de projeto, as estratégias de Gestão de Permanência já estavam implementadas no âmbito da Instituição. Iniciamos, trabalhando com análise determinística do Risco de Evasão de cada aluno. Para tanto, o BA2Edu trabalha com dados extraídos automaticamente do Ambiente Virtual de Aprendizagem, do Sistema Acadêmico, do Financeiro e, quando é o caso, de ferramentas de videoconferência para aulas síncronas. Agora, estamos avançando com as estratégias de Prospecção e Captação, que irão apoiar o UniDomBosco nos próximos Processos Seletivos
“As equipes dos parceiros CETACEO e Added superaram todas as expectativas do UniDomBosco, principalmente em relação as customizações necessárias. Hoje, conseguimos avaliar de forma precisa os alunos que estão inadimplentes, o seu engajamento em aula, alunos que apresentam riscos de evasão, otimizar o tempo da central de atendimento e de coordenação dos alunos, além de tomarmos medidas previamente.”, explica Franchini.
Para Adriana Fuzeto, responsável pelo projeto do centro de inteligência UniDomBosco, a solução BA2EDU foi indispensável para elevar o nível de maturidade analítica da gestão da instituição. Nossa evolução ultrapassou as expectativas graças a solução implementada pela capacidade que a mesma tem de analisar grandes volumes de dados de maneira confiável, eficiente e precisa. A implementação foi rápida dada as integrações plug and play e o conhecimento do fornecedor no nosso negócio também foram determinantes para uma rápida adoção da solução..
A solução BA2Edu também foi concebida para ajudar na prospecção. “Quando abrimos um curso e temos que fazer um PPC e enviar para o MEC, preenchemos diversas justificativas sobre o público-alvo. Por meio do módulo de Prospecção do BA2Edu, conseguimos fazer isso de forma detalhada, definindo regiões, onde abrir novos polos, onde ofertar cursos e avaliar cursos que estão saturados em determinadas regiões. Além disso, o módulo de Benchmarking, no que se refere às avaliações de ENEM, é excelente para avaliação de ofertas de novos cursos. Conseguimos cruzar o perfil do alunado do ENEM de determinada região com o público-alvo para eu abrir um curso.”, finaliza Karina.
Solução implementada:
BA2EDU – Solução de Business Analytics, algoritmos preditivos e inteligência artificial especializada no negócio educação.
Sobre a Added:
A Added cumpre sua missão de ajudar as instituições de ensino ao disponibilizar soluções que as tornam mais bem sucedidas na sua vocação intrínseca que é oferecer um ensino de qualidade.
Oferece soluções para dirigentes de negócio e líderes de tecnologia superarem seus desafios e se destaquem ao ajudar suas organizações a se tornarem mais prósperas em seus mercados.
Sobre a CETACEO:
A CETACEO tem como missão o desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras como meio de promoção do desenvolvimento humano. Destaca-se o trabalho que a empresa vem desenvolvendo com Gestão de Alto Desempenho para Instituições de Ensino. Para mais informações, acesse: ceta.ceo