Grupo Pandurata reformula ambiente de data center e sala técnica de duas fábricas para aprimorar operações

Com a reformulação dos ambientes, Grupo conquistou melhor desempenho operacional nas fábricas de Bonsucesso e Extrema

A maior indústria de produtos forneados do país e a maior produtora de panettones do mundo, o Grupo Pandurata, é detentor das marcas Bauducco, Casa Bauducco, Visconti, Tommy entre outras, e possui um dos parques industriais mais avançados da América Latina localizado nas cidades de Itapegica, Endres, Bonsucesso e Extrema.

Duas de suas fábricas, as unidades de Bonsucesso e Extrema, necessitavam de uma reformulação e adequação dos ambientes data center para reduzir os riscos de parada ou perda de performance e melhorar a operação de suporte de TI.

A Added, provedora nacional de soluções tecnológicas inovadoras e de alto valor agregado, foi escolhida como responsável pelo fornecimento das soluções para atender as necessidades do Grupo, e também para a execução do projeto.

O projeto de reformulação apresentado pela Added permitiu ao Grupo Pandurata gerenciamento remoto e em tempo real        de todos os subsistemas de facilities do ambiente do Data Center.

Adicionalmente, o projeto também trouxe uma redução de custos com a otimização do sistema de ar-condicionado para climatização adequada às necessidades do ambiente de TI, sem ocorrer desperdício da utilidade para espaços vazios ou Rack de Passivos.

Outro ponto importante trazido pela Added foi o suporte 24×7 das soluções implantadas, promovendo maior segurança para um ambiente de missão crítica. Além da padronização dos recursos de facilities das salas de data center.

Para obter todas essas vantagens, a Added forneceu as soluções de seu portfólio SMART-IN, que contam com soluções de Racks Inteligentes Modulares. Na unidade de Bonsucesso a opção foi utilizada a solução SmartCabinet, já na unidade de Extrema-MG a escolha foi pela solução SmartRow.

As soluções implementadas trouxeram reduções de CAPEX e OPEX que só foram alcançados por se tratarem de Racks inteligentes para ambientes de Data Center e Salas Técnicas, com equipamentos dotados de alta tecnologia para os sistemas de UPS, Climatização, Sistema de Detecção e Combate à Incêndio in-Rack e sistema de monitoramento e gerenciamento, local e remoto.

“Os Racks Inteligentes, trazem soluções para propiciar facilidades no fornecimento de infraestrutura para Salas de Data Center e Salas de Equipamentos. Como possuem uma grande variedade de sensores como de temperatura, umidade, controle de abertura de porta, sensor de fumaça, entre outros, estes equipamentos fornecem controle do ambiente e gestão proativa na prevenção de incidentes, ao administrador. O sistema de ar-condicionado de precisão, embutido na solução, direciona de forma inteligente a distribuição da refrigeração aos equipamentos, exclusivamente no interior do Rack, utilizando de forma eficiente a capacidade do mesmo, reduzindo assim os custos de consumo de energia elétrica e aumentando a eficiência operacional do Data Center” explica Fabio Novaes, gerente de pré-vendas infraestrutura, da Added.

Além disso, o conjunto de UPS e Baterias garante a estabilidade da corrente elétrica e protege os equipamentos contra eventuais interrupções no fornecimento de energia por parte da concessionária. “Tudo é gerenciado por um sistema que pode ser acessado remotamente, utilizando-se do software Manager incluso na solução”, completa.

Uma outra grande vantagem do sistema de Racks Inteligentes Modulares é a agilidade que a solução propícia para o tempo de implantação. Com planejamento e programação, foi possível realizar as atividades de instalação, configuração e comissionamento dos subsistemas da solução em apenas 5 dias, deixando toda a solução preparada para receber os equipamentos de TI, para entrar em produção. Na sequência, todo o sistema de cabeamento, espelhamento Cross-Connect e Backbones ópticos foram devidamente preparados e com a programação de uma janela, foi realizado o moving e a instalação dos equipamentos de TI, bem como, a conectividade entre todos equipamentos e setores, promovendo o ambiente do novo Data Center à plena produção”, comenta Edson Correa , Gerente de Projetos, da Added.

Com a finalização do projeto, o ambiente do Data Center recebeu upgrade de tecnologias, com a implantação de equipamentos específicos para operação 24×7 em um ambiente de missão crítica, suportando toda a operação de TI disponibilizada às necessidades do negócio.

O gerenciamento em tempo real permite o monitoramento do ambiente, fornecendo leituras imediatas dos subsistemas do ambiente de Data Center, propiciando dessa forma, a tomada de decisões e ações de forma pró-ativas, bem como o planejamento de atividades de manutenção, expansão ou extensões. Com a devida atenção e monitoramento, permite-se ainda, diminuir as chances de incidentes com os subsistemas do Data Center, bem como, possíveis impactos nos equipamentos de TI e sistemas, que dão suporte ao negócio da companhia, afirma Andréa Reis – Gerente de Infraestrutura de TI, na Pandurata Alimentos.

O ambiente operacional da produção da Pandurata atua em constante expansão. Um dos grandes desafios para esses projetos era encontrar um local com espaço e infraestrutura adequados às instalações de uma Sala Data Center. E essa foi mais uma das vantagens encontradas nas soluções de Racks Inteligentes, que consomem aproximadamente metade de uma área geralmente necessária para construção de um ambiente tradicional de Data Center. “Quando definimos pela solução de Racks Inteligentes, agregamos mais essa vantagem e a missão de definir os locais dos Data Centers foi beneficiada” comenta Eduardo Padovani  – Especialista em Infraestrutura e Segurança da Informação, na Pandurata Alimentos.

Os projetos de Data Center trazem ainda, alguns outros desafios, tais como: definições dos critérios de dimensionamento, capacidade de expansão, modularidade, paralelismo e redundância, confiabilidade e eficiência. Soma-se a isso, a capacidade de conhecimento do negócio, para definir um cenário que supra tanto o consumo imediato, quanto a possível expansão nas demandas das nossas necessidades de TI. E por fim, o desafio de captar e enquadrar todas essas informações em um conjunto de subsistemas que atenda às expectativas técnicas, financeiras e de tempo. A definição pelas soluções de Racks Inteligentes nos apoiou em toda essa jornada”, completa.

A Pandurata iniciou a implantação da solução SMART-IN na unidade fabril de Bonsucesso, com a implantação de dois Racks Inteligentes. Dado o sucesso da implantação e resultados obtidos, decidiu-se utilizar também da solução SMART-IN para o novo Data Center da unidade de Extrema-MG. Para esse segundo projeto, foi adotada a solução SmartRow, com uma fila composta de 03 Racks Inteligentes.

Com a satisfação dos resultados com as soluções SMART-IN nesses projetos, a PANDURATA projeta manter essa padronização de recursos e subsistemas para as próximas adequações de Salas Técnicas e Data Centers dos demais sites da companhia.

 

  • axis
  • cisco
  • dell
  • furukawa
  • jabra
  • trend
  • veemm
  • vertix
  • vm

© Added todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Next4.