Download de aplicativos alcança 200 bilhões de usuários e pode se tornar ameaça na exposição de dados pessoais

 

De acordo com a Trend Micro - empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem – com o alcance e o crescimento rápido de aplicativos, questões como privacidade de dados estão se transformando em uma grande preocupação. 

Em 2015, um estudo mostrou como a adoção do smartphone cresceu em uma escala global. O número de usuários ultrapassou a marca de 2 bilhões, com downloads de aplicativos móveis perto de 200 bilhões.

Pode- se dizer que os aplicativos móveis agora se transformaram em uma nova fronteira do cibercrime e os golpes não estão limitados ao malware usual. A questão mais alarmante é como os usuários se tornaram cúmplices voluntários do abuso, especialmente quando se trata de informações pessoais.

O Uber, aplicativo de caronas compartilhadas, teve que pagar uma multa de $20.000 dólares em Nova York, depois da investigação de um incidente em 2014, que expôs informações que incluíam nomes e números de licenças de mais de 50.000 motoristas atuais e antigos.

O fato que nem todos estão cientes são as condições estipuladas nas permissões dos aplicativos antes do acesso. As ferramentas e o suporte para proteger a privacidade estão disponíveis, mas desenvolver a mentalidade de segurança para permanecer a salvo das ameaças é fundamental.

·         Veja se o aplicativo tem a opção “excluir” para selecionar quais dados você não quer que ele acesse;
 

·         Verifique as permissões ou os dados que um aplicativo requer;
 

·         O site PrivacyGrade.org tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre os dados que os usuários permitem que seus aplicativos utilizem. O endereço dá notas correspondentes aos aplicativos de redes sociais (Facebook, Instagram), de entretenimento e jogos (YouTube, Fruit Ninja);
 

·         Fique atento em todas as condições compartilhadas pelos desenvolvedores antes de aceitá-las. Podem ser armadilhas para que você se torne uma vítima.

 

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em segurança em nuvem, proporciona a empresas e consumidores um mundo seguro para a troca de informações digitais, por meio da segurança para conteúdo na internet e gerenciamento de ameaças. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa é pioneira em segurança para servidor. Nós oferecemos segurança altamente conceituada, baseada em cliente, servidor e em nuvem, que atende às necessidades de nossos consumidores e parceiros, impede ameaças mais rápido e protege dados em ambientes físicos, virtualizados e em nuvem. Potencializados pela infraestrutura Trend Micro™ SmartProtection Network™, nossos produtos, serviços e segurança, líderes na indústria de cloud-computing, impedem a ação de ameaças de onde quer que elas surjam, na internet, com o apoio de mais de 1.200 especialistas em inteligência de ameaças em todo o mundo. Para informações adicionais, visitewww.trendmicro.com.

Autor: Grupo RMA 
Fonte: Assessoria

 

fonte: http://www.onortao.com.br/noticias/download-de-aplicativos-alcanca-200-bilhoes-de-usuarios-e-pode-se-tornar-ameaca-na-exposicao-de-dados-pessoais,60273.php

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon