10 pontos da gestão corporativa a serem considerados pelo CIO

Reunião com clientes, inovação e execução são dicas que o CIO deve levar em consideração.

 

O papel do CIO está passando por transformações, não somente este, mas todas as posições de liderança estão sendo reformuladas em um mercado cada vez mais exigente. Não importa o tamanho ou o tipo empresa: todas caminham para enfrentar novos desafios que estão cada vez mais complexos. No segmento de Tecnologia da Informação, os gestores têm a sua rotina dividida entre a necessidade de conciliar o que há de mais importante em serviços e soluções, com os resultados que poderão ser obtidos através deles. Com isso, o CIO precisa ter o comportamento voltado exclusivamente para os negócios. Mas, quando se está negociando com fornecedores ou conversando sobre o escopo de um determinado projeto com sua equipe, ele precisa resgatar a bagagem de conhecimentos técnicos. São funções de um profissional que precisa entender de gestão corporativa. O papel do CIO tem evoluído nos últimos anos, atuando tanto como um impulsionador da eficiência e mudança operacional, quanto como um profissional de tecnologia. Para sobreviver no mundo corporativo, o principal executivo de TI terá de levar a sério o que faz bem e trabalhar com eficiência nas questões do seu perfil que sejam mais defasadas. Abaixo seguem 10 dicas de gestão que devem ser consideradas pelo CIO: 1- Reúna-se com seus clientes Além de conquistar o cliente é preciso mantê-lo. Para muitas empresas é mais difícil manter um cliente do que conquistá-lo. Na hora da conquista, são oferecidos todos os produtos e serviços e para manter é essencial que tudo que foi proposto esteja em prática. Para saber se está tudo de acordo com o combinado, é fundamental se reunir com frequência com o cliente. Pegue sua agenda e reserve mais tempo para isso. 2- Fale de marketing Na reunião feita com o seu cliente é essencial que saiba falar sobre marketing, afinal, uma das melhores maneiras de compreender os clientes é saber como os profissionais de marketing recorrem a eles. Aborde as ferramentas de automação de marketing que podem ser usadas a favor da empresa do cliente. Isso com certeza agregará e somará pontos para a sua empresa. 3- Use o Blog e o Twitter a seu favor Não importa como é o seu dia a dia dentro da empresa, encontre um tempo para usar o Blog e o Twitter ou, em último caso, designe alguém de confiança para esse serviço. ‘Blogar’ ou ‘Twittar” são as formas mais eficazes de tornar a conversa com funcionários, clientes e parceiros mais autêntica, além de passar um ar de proximidade com o leitor. Você vai se surpreender com o que vai aprender e com o que você tem para oferecer usando esses canais de mídias sociais. O melhor de tudo isso é que são meios de comunicação gratuitos que podem agregar valor às suas vendas. 4- Cumpra prazos e agregue valores Começar uma parceria não é tarefa simples. Sempre que surgir um contato novo é essencial, se não, fundamental, que a proposta ou o orçamento seja entregue dentro do prazo. Uma dica é agregar valor ao serviço oferecido, deixando claro qual é o diferencial da empresa. Muitas pessoas observam a qualidade do serviço. O valor de negócios de TI é prioridade número 1 agora. 5- Vá além do hype Use todos os recursos da TI a favor da sua empresa. Para isso, os CIOs precisam se esforçar para compreender esses fenômenos, além de empreender seus esforços em aproveitá-los. Quem não fizer isso e não mostrar para o cliente, perderá credibilidade e relevância. Então, use a Nuvem, a mobilidade e a consumerização a favor do seu negócio. 6- Tenha equilíbrio entre inovação e execução A inovação precisa sempre ser colocada em prática. Em muitas empresas, inovação e execução são consideradas o yin e o yang da sua liderança e habilidades gerenciais. É preciso equilibrar para um bom resultado. 7- Tecnologias emergentes É preciso manter a mente aberta para novos produtos e fornecedores, pois muitos podem surpreender. É necessário pensar além do que está sendo lançado hoje no mercado. A pergunta: “o que vem pela frente?” Deve ser refletida com frequência para que haja um planejamento efetivo e com pensamento no futuro. 8- Transforme a "TI" Ter profissionais experientes faz toda a diferença na empresa. Tenha uma equipe forte ao seu lado, oferecendo treinamentos constantemente, exigindo capacitações e testando as habilidades dos seus membros. Um colaborador deve ter conhecimento total em tecnologia, mas saber aplicá-la também a favor das questões estratégicas da empresa. 9- Sempre almeje crescimento É preciso se concentrar em ampliar a receita, a liderança, o crescimento organizacional, bem como o crescimento profissional e pessoal. Se é exigido da sua equipe capacitação constante, o mesmo deve ser feito com você. Além de cursos técnicos sobre novidades do mercado, por que não cursos em gestão de empresas ou em recursos humanos? São habilidades que vão contar a seu favor. 10- Não se preocupe tanto Certos cenários fogem do controle de qualquer pessoa, então, pare de se preocupar demasiadamente com fatores externos. É preciso gerenciar a sua empresa e não as outras. Quer um exemplo? Você não pode controlar a economia, mas pode controlar sua capacidade de inovar, executar e gerar resultados surpreendentes. Faça o que está ao seu alcance e o resultado virá.

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fonte: <!-- Este texto é de autoria do Canal Comstor. Pode ser divulgado apenas com as devidas menções de suas fontes originais. -->Leia mais em <a href='http://blogbrasil.comstor.com/10-pontos-da-gestao-corporativa-a-serem-considerados-pelo-cio'>http://blogbrasil.comstor.com/10-pontos-da-gestao-corporativa-a-serem-considerados-pelo-cio</a>Canal Comstor - O blog dos negócios de TI.

 

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