A CRISE DE SEGURANÇA NA INTERNET BRASILEIRA

O TecMundo investigou e constatou: é absurdamente fácil conseguir dados detalhados de qualquer cidadão brasileiro através da internet. Conheça a fundo o tenebroso comércio de informações sigilosas em nossa reportagem especial sobre o assunto.

 

Na terminologia hacker, a palavra inglesa exposed refere-se ao indivíduo cujas informações pessoais mais importantes – CPF, RG, endereço, números de telefone, filiação e até mesmo nomes dos vizinhos – foram publicadas na web para que qualquer internauta possa vê-las à vontade.

O ato de revelar dados privados de alguém foi inventado por ativistas virtuais como uma forma de vingança contra estupradores, ladrões, assassinos, golpistas, políticos corruptos e outros tipos de cidadãos que supostamente mereciam ser fragilizados perante à internet. Mas os tempos mudaram, e, hoje em dia, dar exposed em alguém já é uma prática comum até mesmo entre aqueles que não têm e nunca tiveram um senso de justiça em seus atos.

Poucas horas após a publicação da matéria a respeito do polêmico site NomesBrasil.com, que divulgava dados cadastrais de quase qualquer indivíduo brasileiro, o TecMundo recebeu uma denúncia oriunda de uma fonte que preferiu se manter no anonimato. Na confissão, o internauta chamou a nossa atenção para o comércio de dados sigilosos que acontece livremente na internet, através do qual os tais grupos conseguem as informações necessárias para o exposed.

Esse grupo oferecia informações de cidadãos brasileiros para estrangeiros interessados em aplicar golpes em nosso país.

"A Receita Federal e a Polícia Federal fingem ignorar a verdade a respeito da crise nas políticas de segurança de dados que vivemos e a imprensa precisa saber. Eu tenho 17 anos, já tive acesso ao banco de dados nacional do SUS e do DETRAN, já enviei denúncias para a PF sobre o que vem ocorrendo duas vezes e eles ignoraram meus emails. Recentemente um blogueiro, amigo meu, teve os dados vazados por publicar uma matéria em meu site. Todos os dados [dele] foram expostos na internet."

De acordo com o indivíduo, o episódio ocorreu após a publicação de um documento no site citado que provava as atividades ilegais de uma quadrilha virtual. Esse grupo oferecia informações de cidadãos brasileiros para estrangeiros interessados em aplicar golpes em nosso país. A partir dessa denúncia – e tendo em mente que casos de exposed e fraudes eletrônicas são cada vez mais comuns no Brasil –, o TecMundo resolveu verificar como anda os sistemas de segurança de órgãos públicos e empresas nacionais de capital privado. Infelizmente, como você poderá conferir nesta reportagem investigativa, os dados sigilosos de milhões de brasileiros estão totalmente desprotegidos no mundo online.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon