Modernização do data center é vital na era digital. Veja cinco motivos

Gartner indica que abordagem tradicional dos centros de dados já não valem mais no universo digital

 

 

O mundo digital é caminho sem volta. Seu crescimento impacta diretamente em tendências como Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), cloud, mobilidade e, especialmente, na estrutura dos data centers, já que pode comprometer a agilidade dos negócios e a competitividade. 

 

De acordo com Rakesh Kumar, vice-presidente-executivo do instituto de pesquisas Gartner, por mais de 40 anos, os data centers atuaram como o elo fundamental para todo o sistema de TI. Ele afirma que, apesar das mudanças de tecnologia de refrigeração e energia, os requisitos de funções, de modo geral, mantiveram-se constantes.

 

Até então, a preocupação dos data centers girava em torno dos altos níveis de disponibilidade e redundância, processos fortes e bem documentados para gerir mudanças, gestão tradicional de fornecedores e estruturas organizacionais segmentadas. Essa abordagem, no entanto, não é mais apropriada para o mundo digital. 

 

Em razão desse novo cenário, o Gartner destacou cinco razões pelas quais as organizações precisam desenvolver uma estratégia de data center mais adequada e moderna:

 

1. Faça o data center se comportar como uma fábrica e um laboratório

Em 2020, mais de 7 bilhões de pessoas e empresas e cerca de 35 bilhões de dispositivos, estarão conectados à Internet. Isso resultará em um aumento significativo na velocidade e no volume de dados que necessitam ser tratados no data center. Os centros de dados terão de se comportar como fábricas com linhas de produção que podem ser ampliadas para lidar com volumes cada vez maiores de trabalho.

 

A expectativa é produzir, por meio de enormes volumes de dados, aplicações que permitem melhorar as análises em tempo real. Certas partes do data center precisam se comportar como um laboratório e analisar dados para fornecer informações que balizem as tomadas de decisão.

 

2. Gerenciar a pressão sobre o data center para se tornar ágil e inovador

A ruptura desencadeada por negócios digitais é fluida e não devem parar. Isso significa gerar um potencial enorme de inovação a provocar alterações significativas na prestação de serviços de TI. Para lidar com essas mudanças rapidamente, tornar-se ágil e, ao mesmo tempo, manter a integridade e a segurança dos sistemas existentes, muitas organizações começaram a funcionar em dois modos ou velocidades de TI, o que o Gartner chama de TI Bimodal.

 

3. Gerenciar diferentes tipos de risco

Negócio digitais terão um grande número de dispositivos conectados, e os data centers serão o ponto focal dessas conexões. Centros de dados tradicionais têm-se centrado na gestão de riscos, que normalmente estão associados com o tempo de inatividade, a disponibilidade do sistema e às falhas de aplicativos. Estratégias de data centers próprios para o mundo digital devem ter um foco principal em uma ampla abordagem em relação à gestão de riscos. 

 

4. Faça o data center parte da estratégia híbrida

Tradicionalmente, os investimentos em TI estão dentro da área. No entanto, isso está mudando rapidamente. Atualmente, 38% dos gastos totais de TI estão fora do departamento, com uma quantidade desproporcional de projetos digitais. 

 

Em 2017, esse número vai superar os 50%. Linhas de negócios vão gastar com os provedores de nuvem e de serviços de terceiros se sentirem que seus centros de dados são lentos. Como resultado, os líderes de infraestrutura e operações devem garantir que seus centros de dados internos sejam capazes de se conectar em um universo híbrido mais ampla.

 

5. Abrace novas tecnologias de uma maneira diferente

O mundo digital está trazendo novas tecnologias que precisam ser gerenciadas de maneira diferente em centros de dados. Na borda, haverá dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que terão o controle operacional dos centros de dados, como configurações de software, ambientes operacionais padronizados e correções de segurança.

 

Ao mesmo tempo, haverá mudanças no hardware incluindo servidores, armazenamento e equipamentos de rede. Isso vai forçar os gerentes de data centers a repensar suas estratégias de aquisição, gestão e suporte. No entanto, outra mudança será no relacionamento com os fornecedores. O mundo digital está remodelando a relação do fornecedor e do usuário. Por isso, os líderes de infraestrutura terão de adaptar suas estratégias para a prestação de serviços de TI.

 

fnte: http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/115582/modernizacao-do-data-center-e-vital-na-era-digital-veja-cinco-motivos

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon