15 passos para inovar na TI
Desmitifique a inovação: soluções inovadoras podem ser simples e econômicas para a empresa.

Em tempos de crise ou não, as empresas devem buscar alternativas para se diferenciar no mercado. Inovar é o melhor caminho para assegurar a competitividade e pode resultar em aumento do faturamento, agilidade nos processos, redução de custos e ampliação da carteira de clientes. As melhorias podem contribuir tanto com a estrutura organizacional como com os processos, produtos e serviços. Conhecimento e envolvimento da equipe são peças-chaves para trilhar o caminho da inovação.
Porém, a forma de lidar com o conhecimento nas empresas precisa mudar. Os gestores precisam dominar informações gerenciais, mercadológicas e tecnológicas, e os colaboradores devem ter acesso às informações relevantes para o dia a dia de trabalho de cada um. Aliar o acesso facilitado a essas informações significativas às bagagens culturais dos integrantes da equipe é uma forma de fortalecer as possibilidades de inovação dentro da empresa. Todos os colaboradores devem acessar as mesmas informações e discutir como cada um as interpreta. Claro que o simples acesso não basta, é preciso ainda garantir a qualidade do conhecimento disponibilizado e sua adequação à realidade da empresa.
1- Identificação
Para começar a trilhar o caminho da inovação, o primeiro passo é identificar os pontos em que a empresa está falhando e como ela poderia ser mais assertiva. As lideranças são fundamentais para inspirar a equipe e servir de exemplos e referência no processo de mudança. Se os líderes não estiverem abertos à inovação, a energia e os recursos disponíveis não serão suficientes para atender às expectativas.
2- Avaliação
Uma vez que a empresa está disposta a sair da zona de conforto, as lideranças devem avaliar e adequar a equipe à nova mentalidade. Isso implica muitas vezes mudar processos engessados. É preciso deixar claro para todos os integrantes da equipe os novos direcionamentos e checar se estão abertos à mudança. Nesse processo, uma comunicação eficiente, capaz de promover engajamento e motivação da equipe é essencial. De qualquer forma, mesmo com todos os colaboradores envolvidos na mudança, os resultados podem levar tempo. Então, paciência e perseverança devem acompanhar o processo.
3- Dedicação à inovação
Se empresas como a 3M e a Google não incentivassem que seus colaboradores dedicassem uma parte do tempo de trabalho para “fazerem o que quiserem”, talvez, não tivéssemos post-its em cima de nossas mesas e uma conta no Gmail.
Algumas empresas vêm incentivando justamente que seus colaboradores utilizem essa parcela de tempo livre para se dedicarem à inovação. Embora não exista uma receita pronta para as empresas inovarem, algumas características são fundamentais para propiciar que uma equipe seja realmente inovadora.
4- Gestão de equipe
Os gestores não podem esperar algo inovador de sua equipe se não oferecem autonomia para os colaboradores nas tarefas cotidianas. Ficar exclusivamente executando atividades pré-determinadas e automatizadas limita a criatividade de qualquer um e não leva ninguém a propor algo diferente. A equipe precisa entender e participar do processo de tomada de decisões.
Os líderes também precisam ser abertos a ouvir sua equipe. E, mais que isso, as ideias e opiniões de todos precisam ser levadas a sério. Como estimular um ambiente inovador sem estar aberto a ouvir todos que estão envolvidos no processo? Pontos de vista diferentes podem levar a importantes descobertas.
5- Experimentação
Ter medo de errar é uma forma de conter mudanças e realizar o trabalho da forma mais padronizada possível. A oportunidade de inovar exige a capacidade de assumir riscos. Repreender os integrantes de sua equipe cada vez que algum deles comete um pequeno deslize é uma forma de reprimir qualquer iniciativa que leve a criação de algo novo, diferente e inovador.
A maioria das pessoas associa a inovação a altos investimentos e a mudanças complexas. Porém, inovar pode ser algo simples e de baixo custo ou até custo zero. Coisas simples, mas que agregam valor, agilizando tarefas, reduzindo custos e melhorando o atendimento ao cliente e a credibilidade da empresa.
Estando convencido de que a inovação faz parte das empresas competitivas, por onde começar?
6- Visão inovadora
Comece adotando uma visão inovadora para si próprio e uma postura mais flexível no seu dia a dia. Encare todos os aspectos de sua vida de forma mais questionadora, pensando em maneiras de agir melhor e diferente.
7- Possíveis entraves
Identifique possíveis entraves e o que pode ser aprimorado de acordo com as características do seu empreendimento.
8- Cenário financeiro
Analise o cenário e a situação financeira da empresa e os recursos disponíveis para não comprometer o caixa.
9- Analise o mercado
Pesquise concorrentes, parceiros, público-alvo, potenciais clientes e oportunidades.
10- Plano de ação
Estruture um plano de ação, identifique o objetivo final do projeto e elabore as etapas que deverão ser percorridas para alcançá-lo.
11- Equipe de comunicação
Fortaleça a sua equipe com uma comunicação clara dos objetivos da empresa e dos projetos que estão sendo realizados. Promova um feedback com os integrantes da equipe constante das suas expectativas de entrega e resultados.
12- Dados dos clientes
Valorize e aprenda a trabalhar com dados que a empresa tem sobre clientes, produtos, processos e projetos, deixando-os sempre acessíveis a todos. Essas informações são fontes de ideias.
13- Mantenha o foco no valor agregado.
As ações devem ter objetivo comum e conjunto para levar valor ao cliente e à empresa. Acompanhe cada dia de trabalho para que a equipe se mantenha consciente e motivada.
14- Indicadores de resultados
Estabeleça indicadores de resultados para avaliar o andamento dos processos e readequar novas demandas que forem surgindo.
15- Reconheça o mérito da equipe
Reconheça os méritos e esforços da equipe, criando um ambiente de valorização da auto estima dos colaboradores e recompensa para o comprometimento, a criatividade e a proatividade nas tarefas do dia a dia.
Fontes:
http://cio.com.br/gestao/2015/03/16/cinco-passos-para-aplicar-inovacao-na-ti/ http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/574 http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/tendencias/%E2%80%8Ba-inovacao-no-brasil-e-a-internet-de-todas-as-coisas/