Cenário global do Mercado de TI e Telecom em 2015

 

Publicado em 27/mar/2015 5:00:00

 

Setor divide opiniões e, segundo pesquisas, 62% das empresas querem aumentar número de clientes.

 

As áreas de TI e Telecom estão em pleno crescimento. no entanto, é fundamental que este crescimento seja feito com muito estudo. Na Tecnologia da Informação nos últimos anos, segundo pesquisas da consultoria Garther, 75% das corporações alteraram seus plenejamentos, sendo que muitas revisam constantemente as funções do setor, pois em média, a cada 18 meses existem atualizações e ajustes que devem ser feitos. Entre as mudanças, o comportamento dos técnicos foi a mais significativa, uma vez que passaram a ter maior integração com clientes e parceiros.

 

Deficiência: aproximação com fornecedores e investimentos

O cenário vem demonstrando um aquecimento no desenvolvimento geral para web, na área de segurança, na customização para empresas na web e na gestão de projetos. Entretanto, ainda está carente nas gestões de relacionamento e de contrato de TI, ou seja, na aproximação com os fornecedores de tecnologia.

Além disso, Jonathan Beck, pesquisador em TI que acompanha sistematicamente o setor,  considera que 2015 é também um ano crítico para os investidores. Entretanto, segundo ele, o uso de fundos negociados na bolsa de valores cuja rentabilidade é associada aos índices de ações, conhecidos como ETFs, facilitará a implementação de quaisquer estratégias de investimento. Na prática, eles replicam o índice, comprando ações das empresas que o compõem.

 

Mercado brasileiro quer crescer

Como TI é uma área muito abrangente e presente em todo o mundo, no Brasil, por exemplo, o cenário que parecia catastrófico até algum tempo atrás está em plena melhora. Uma pesquisa recente da Advance Consulting diagnosticou que não há crise, pelo menos até este momento, para os empresários brasileiros de TI e Telecom.

De acordo com a pesquisa, que foi realizada pela consultoria com 421 líderes em TI no inicio de 2015 e divulgada em fevereiro, quase metade dos entrevistados (45% das companhias entrevistadas) aumentarão o quadro de colaboradores. Além disso, mais da metade (52% dos entrevistados) planejam ampliar os investimentos em marketing e vendas este ano. Um dado muito positivo é que 62% dos pesquisados garantiram que o objetivo para 2015 é aumentar a cartela de clientes.

Outro ponto importante evidenciado pela pesquisa é o da prioridade para os empresários de TI em vender seus serviços, afinal, nos anos anteriores, de acordo com pesquisas passadas, a meta era organizar a casa. Agora, já que a casa está organizada é a hora de conquistar novos clientes.

 

Setor de Telecom

Ao contrário do setor de TI que apresenta um crescimento, mas com cautela e preparo, o setor de Telecom tem registrado um desempenho menor no mercado global nos últimos anos, em especial, o serviço via vox.

Sobre esse setor, em 2010 a IBM realizou a pesquisa “Os quatro possíveis cenários de Telecom para os próximos 5 anos”. O documento foi elaborado pela divisão de consultoria da IBM e analisou 40 provedores de serviços localizados na América, Ásia e Europa. Naquela época, que se reflete hoje - ano vigente da pesquisa - ficou concluído que as operadoras teriam que se adequar para se manterem firmes no mercado.

A pesquisa foi feita baseada nos seguintes cenários:

• “Consolidação de Sobreviventes”: sugerindo que vai ter sucesso quem reinventar seus modelos de negócios, evitando assim a estagnação e o declínio de vendas.

• “Market Shakeout”: sugerindo que os investidores forçassem as operadoras a desagregar suas diferentes unidades de negócios, fragmentado ainda mais o mercado.

• “Guerra de Gigantes”: grandiosas operadoras expandiriam seus negócios fornecendo soluções de conectividade.

• Generative Bazar”: propõe um cenário diferente do “Guerra de Gigantes”. Nessa categoria, os detentores de infraestrutura uniriam suas redes e as ofereceriam de forma aberta para qualquer pessoa ou corporação, contribuindo para o rápido surgimento de novos prestadores de serviços.

Como se pode perceber, o estudo realizado em 2010 com projeções para os próximos 5 anos previu muitos acontecimentos vivenciados na atualidade. Isso porque, tanto o cenário de TI como o de Telecomunicações necessitam constantemente de estudos e pesquisas para que o direcionamento seja certeiro.

 

 

 

Fontes:

http://www.seeitmarket.com/2015-market-outlook-technology-telecom-sectors-investing-13937/

www.dcc.ufrj.br/~jonathan/compsoc/CENARIO%20DE%20FUTURO.pps

http://www.ingainformatica.com.br/contabilidade/versailles/noticias/noticias.php?id=16255

https://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/32882.wss

Tópicos: Mercado de TI

 

    Please reload

    Posts Recentes
    Please reload

    • Wix Twitter page
    • Wix Facebook page
    • Wix Google+ page
    • LinkedIn Social Icon