11 habilidades de comunicação necessárias para um líder de projetos de TI

Veja algumas das competências essenciais para que um profissional como este seja bem-sucedido.

 

É simplesmente impossível se tornar um grande líder sem ser um grande comunicador. Isso serve tanto para líderes políticos quanto para líderes de uma determinada área dentro das empresas. Os líderes de projetos de TI, por exemplo, além de geralmente serem objetivos, confiantes e focados, também precisam ter um domínio completo de suas capacidades de comunicação. Eles precisam expressar conceitos, ideias e necessidades de uma forma muito concisa, para atingir os resultados esperados por seus superiores. Além disso, também precisam motivar seus colaboradores para que estes possam realizar o trabalho com a máxima produtividade possível.

Essa característica é a principal diferença do líder de projetos para um gerente de projetos, por exemplo. Os líderes são altamente eficientes e eficazes, não só por normalmente possuírem um conhecimento técnico mais apurado, mas também por conseguirem organizar e transmitir cada uma das tarefas aos subordinados de forma clara e objetiva.

 

1- Seja específico

Ser específico é muito melhor do que ser ambíguo. Por isso, como já mencionamos acima, é importante para o líder de projetos ser claro na hora de passar todo o planejamento para a equipe. É importante para os líderes aprender a ir direto ao ponto e acertar o que falar a cada momento da conversa - também é importante esperar o mesmo dos colaboradores.

Se o líder não entender o valor da brevidade e da clareza na comunicação de ideias, é improvável que você chegue ao ponto mais importante do assunto com todas as pessoas da equipe prestando completa atenção à conversa. Seu objetivo é eliminar o supérfluo e fazer com que cada palavra seja muito importante.

 

2- Tenha a cabeça aberta

A rigidez de uma mente fechada é o único grande fator limitante de novas oportunidades. Isso serve tanto para líderes de projetos de TI como para outros profissionais ou pessoas. Um líder muda o nível e a própria estratégia no minuto em que procura aqueles que possuem opiniões divergentes e posições opostas, com o objetivo não de convencê-los a mudar de ideia, mas sim de entender o que eles estão pensando.

É impressionante a quantidade de pessoas que têm medo de apresentar uma opinião ou argumento divergente. É o papel do líder desenvolver diálogos abertos com aqueles que possuem argumentos contrários aos já apresentados ou aos do líder. Lembre-se que não é a opinião que importa, mas sim a vontade de discutir o assunto com uma mente aberta e aprender com os colaboradores.

 

3- Saiba a hora de ouvir

Grandes líderes sabem exatamente quando falar, quando ficar quieto e quando ouvir. Simplesmente transmitir sua mensagem incansavelmente não terá o mesmo resultado que se engajar em conversas significativas. Mas essa ideia pressupõe que você entenda que a maior forma de discurso tem lugar dentro de uma conversa e não em uma palestra ou um monólogo.

É claro que ouvir mais vem da experiência com o passar dos anos, mas praticar esse conceito não é difícil. Além disso, conhecimento não se ganha falando sem parar, mas sim ouvindo mais.

 

4- Seja transparente

Líderes inteligentes optam pela transparência no diálogo. Eles buscam conquistar a confiança da equipe não só no que falam, mas em cada ação que tomam na hora de decidir os rumos dos projetos. Não há planejamento secreto ou coisas não ditas. Ser transparente transmite as intenções do líder para com cada colaborador da equipe.

Exercitar a transparência é um ótimo passo para se tornar um grande líder. E logicamente, se a informação é confidencial, não se deve compartilhá-la com ninguém da equipe. Além disso, procure sempre transmitir confiabilidade e enconrajar sua equipe a fazer o mesmo.

 

5- Refira-se ao grupo como indivíduos

Os líderes nem sempre têm o luxo de poder falar reservadamente com as pessoas. Grandes comunicadores podem adaptar uma mensagem de tal forma que possam falar com 10 pessoas em uma sala de conferências ou 10.000 pessoas em um auditório e fazê-los sentir como se estivessem falando diretamente com o líder de projetos. Saber como trabalhar o ambiente na hora do diálogo e estabelecer credibilidade, confiança e relacionamento são as chaves para interações bem-sucedidas.

 

6- Seja objetivo

Projetos mais complicados muitas vezes apresentam um risco maior para a equipe de uma forma geral, especialmente quando há um choque de interesses individuais ou de objetivos dentro da equipe. No entanto, líderes preparados buscam transpor esses desafios de forma construtiva. A ideia aqui é encontrar as soluções certas para apoiar os objetivos estratégicos globais e não individuais.

 

7- Mantenha a concentração

Manter a calma na hora em que as coisas apertam é imprescindível para que o projeto seja conduzido de forma eficaz. Isso porque nem todos os projetos saem como planejado. E é nessa hora que a equipe de projetos vai buscar no líder a calma e paciência necessárias para enfrentar o desafio e passar pelo momento de tensão de forma mais racional. As equipes contam com a estabilidade e o pensamento equilibrado de um líder para recuperarem o foco e a agilidade.

 

8- Motive sua equipe

Ser um líder pessimista, negativo ou sem encanto não é uma boa opção. É claro que os projetos às vezes podem não caminhar conforme o planejado e isso acaba minando a disposição e a motivação da equipe, mas cabe ao líder de projetos utilizar suas habilidades para trazer de volta a energia e motivação necessárias para um trabalho em equipe coeso e objetivo.

Os grandes líderes que conseguem efetividade e eficácia em seus projetos costumam elevar o moral da equipe e motivá-la. Isso influencia totalmente o desempenho e a produtividade dos colaboradores e o quão focados estão em executar as tarefas da melhor forma possível.

 

9- Seja acessível

Os colaboradores da equipe precisam saber que eles podem conversar com o líder de projetos a qualquer momento e com facilidade, sem barreiras, quando algum problema, imprevisto ou desafio surgir e não conseguir ser resolvido pela equipe. Líderes de projeto altamente eficazes estão sempre disponíveis.

 

10- Seja coerente e flexível

Mudar toda a estratégia de forma abrupta é incoerente. Mas se adaptar às necessidades do projeto no meio do caminho não é impossível. Bons líderes de projeto são confiáveis e consistentes e ainda assim conseguem ser flexíveis, comunicando a nova estratégia a todos os responsáveis, colaboradores e outros envolvidos, com credibilidade.

 

11- Pratique o respeito

Respeitar a orientação sexual, cultura, idade, nível de escolaridade, anos de experiência, entre outras características é essencial para um líder bem-sucedido. Isso porque esse respeito tem um impacto direto nos métodos de comunicação e na forma como a equipe enxerga o líder.

Um profissional que respeita seus subordinados, valorizando as contribuições e opiniões de cada um, consegue manter boas relações com todos e um bom clima na hora de executar as tarefas do projeto.

 

 

 

Fontes:

http://www.cio.com/article/2882199/project-management/11-communication-skills-of-effective-project-leaders.html

http://www.forbes.com/sites/mikemyatt/2012/04/04/10-communication-secrets-of-great-leaders/

Tópicos: Profissionais de TI

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