Por que CIOs devem buscar investimentos mais estratégicos?

Na busca de maior competitividade, ganha a empresa com melhores rendimentos a baixo custo.

 

Mesmo que a consultoria Gartner preveja que em cinco anos o gasto com TI vai crescer 18%, passando de 2,7 trilhões de dólares em 2013 para 3,2 trilhões em 2018, estamos passando por reformulações nos mercados, em que as empresas buscam mais eficiência com custos mais baixos.

Nesse contexto, os CIOs devem saber como aplicar o dinheiro e buscar investimentos em tecnologias inteligentes e estratégicas para as empresas em que atuam. A tecnologia está fortemente enraizada em nossa vida e no nosso trabalho, mantendo um estado de dependência entre o homem e a máquina e por isso merece atenção especial. Por este motivo, os CIOs deixaram de ser técnicos que resolvem problemas dos computadores e seus softwares e passaram a participar definitivamente das reuniões das empresas ao lado dos presidentes, vices, gestores financeiros e jurídicos. Suas decisões fazem parte do plano da companhia.

Nos últimos tempos, o investimento inteligente deixou de ser na infraestrutura da rede e o dinheiro passa a ser realocado em maior porcentagem em novas tecnologias, que atuarão de forma direta nos resultados da empresa. Como por exemplo, a Computação em Nuvem, na mobilidade e no Big Data. Os gastos com TI, a partir de agora deixaram de ser uma despesa de capital e passaram a ser despesa operacional.

Outra área em que se espera que as empresas dediquem maior investimento é em segurança. Um setor que está ganhando mais atenção com o crescimento de ataques de hackers à empresas de renome mundial. Os hackers estão encontrando as vulnerabilidades das redes e além de causarem todo o transtorno no sistema, roubo de dados e informações confidenciais internas, geram danos à reputação das empresas. Gestão de risco e governança, então, permanecem no topo da lista de prioridades.

Todas essas mudanças, porém, não acontecem da noite para o dia. São processos que exigem grande dedicação do departamento de TI. A Gartner prevê que a modernização dos sistemas centrais para suportar as mudanças digitais continuará a consumir grandes porções do orçamento para o setor. Para a consultoria, o número permanece entre 20% a 40% de todo o investimento que será dedicado até 2018 para a rearquitetura dos sistemas básicos.  Essa modernização deverá ser capaz de suportar em um futuro breve as novas demandas de tecnologia, a fim de prestar melhores serviços.

 

Maior investimento em determinados setores

Alguns setores naturalmente receberão mais investimentos em TI do que outros. O mercado financeiro é um deles. Como muitas avaliações e armazenamento de dados, uma rede de uma empresa desse setor não pode economizar especialmente em questões de segurança.

Outro ramo que tem sentido necessidade de maiores investimentos em TI é o varejo. Utilizando o Big Data e mobilidade para anteciparem tendências e desejos dos consumidores, buscam frequentemente ferramentas para agilizarem suas avaliações e poderem tomar decisões assertivas de forma mais rápida.

Além desses, profissionais da área de saúde buscam facilitar seu dia-a-dia, com ferramentas tecnológicas que possibilitem a discussão de casos com outros profissionais de qualquer parte do mundo, em tempo real; ferramentas que armazenam e avaliam dados de seus pacientes ou mesmo outras que tragam custo-benefício real para seus consultórios e hospitais. De acordo com a Gartner, este setor deve investir 4,3% a mais a partir de 2013 até 2018.

Como a tecnologia continua a dar retorno aos negócios, ampliando sua capacidade de gerar receita, a maioria das empresas aumentam seus investimentos. Uma pesquisa aponta que o orçamento atribuído à TI gira em torno de 1% a 2% da receita total da maioria das empresas que responderam ao questionário. 24% dos entrevistados indicam ainda, que essa porcentagem chega de 3% a 4% da receita.

O verdadeiro desafio dos CIOs, porém, é o de convencer seus parceiros de negócio que os investimentos em tecnologia precisam ser feitos de forma estratégica.  

 

fonte: http://blogbrasil.comstor.com/por-que-cios-devem-buscar-investimentos-mais-estrategicos

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon