14 tendências em mobilidade corporativa para 2015

 

O BYOD iniciará a sua evolução passando a ter uma abordagem mais formal.

 

Tendências tecnológicas não são como moda, onde cada ano uma cor predomina. A adoção de uma tecnologia não é instantânea, pois depende de outras à sua volta para criar um contexto mais amplo onde ela pode se disseminar. Mesmo assim, o ano está começando e o que será tendência em mobilidade para os próximos doze meses está em pauta.

A empresa de análise de TI/Telecom Ovum, líder de pesquisa de tecnologia e consultoria global com sede em Londres, listou algumas tendências, entre elas, a mobilidade corporativa que continuará crescente com grande impacto nas corporações:

 

1- O BYOD iniciará a sua evolução. Caracterizado como informal e não gerenciado passará a ter uma abordagem mais formal e controlada. Esta evolução será auxiliada por melhorias em soluções de gerenciamento de dispositivo, além de melhores modelos de apoio e políticas para o uso de dispositivos do funcionário no trabalho.

2- Algumas empresas com necessidades especiais de segurança, como as organizações financeiras, ainda optam por adotar uma abordagem híbrida, onde os colaboradores que acessam dados através de seus celulares corporativos. Esta abordagem não faz mais tanto sentido, já que a tendência de BYOD, reforçada pelas soluções de segurança de última geração, impulsiona o uso do dispositivo pessoal no trabalho, ao invés de ter 2 aparelhos, um pessoal e outro corporativo, por exemplo.

3- A Ovum prevê que muitas empresas vão tratar a gestão da mobilidade empresarial (EMM) como parte de uma estratégia mais ampla da "área de trabalho", com o objetivo de capacitar os funcionários para fazer o seu trabalho a qualquer momento, em qualquer lugar, utilizando qualquer dispositivo.

4- O BYOD também ganhará cada vez mais espaço. Pesquisadores acreditam que o uso dos dispositivos pessoais no ambiente de trabalho será rotineiro.

5- As empresas de pequeno e médio portes começam a entrar na área tecnológica ou começarão a aprimorar seus sistemas. A expectativa é que os fornecedores passem a vender mais produtos e serviços para este público. No entanto, apesar do cenário ser promissor, alguns empresários dessas categorias não confiam em prestadores de serviços quando se trata de entregar serviços de TI.

6- Os fornecedores e prestadores de serviços precisam continuar expandindo a gama de recursos e serviços que eles oferecem para atender a crescente variedade de exigências.

7- Assim como as empresas entraram em cena e desenvolveram políticas de TI e práticas para PCs para os escritórios, essas mesmas empresas precisam começar a fazer o mesmo para os dispositivos móveis, caso não tenham feito ainda. É preciso oferecer aplicativos e serviços de forma eficiente e segura para a conexão que variam de acesso a e-mail, contatos e calendário e outros.

8- Os provedores de gerenciamento vão precisar oferecer mais recursos e serviços. Isso porque, como os dispositivos móveis e aplicativos se tornam mais sofisticados, as ofertas de dados melhoraram. A computação móvel precisa de aumento, e a tendência para a terceirização de competências não-essenciais, como móvel de TI continua.

9- A demanda por serviços de telefonia móvel vai crescer e os prestadores de serviços que anteciparem essas necessidades oferecendo soluções suficientes, terão grandes chances de obter sucesso.

10- As grandes organizações globais estão sentindo todas as mudanças que as tecnologias móveis proporcionam, no entanto, as grandes empresas não vão levar seus problemas de acesso para empresas desconhecidas. Nessa hora entram em cena as parcerias com os prestadores de serviços.

11- A mobilidade empresarial vai continuar sendo um dos temas mais debatidos na área de TI - e no topo da lista de prioridades está o papel dos CIOs.

12- A consumerização terá maior impacto sobre as empresas em 2015.

13- A mobilidade entre empregadores e empregados persistirá, mesmo que os departamentos de TI corporativos se familiarizem com consumerização.

14- Mais empresas irão enquadrar a gestão de mobilidade empresarial (EMM), em uma estratégia de espaço de trabalho.

 

Fontes:

http://www.globalnerdy.com/2014/12/04/ovums-top-5-trends-for-enterprise-mobility-in-2015-and-the-practical-take-aways/

http://www.ovum.com/press_releases/ovum-predicts-enterprise-mobility-to-be-top-of-the-cio-agenda-in-2015/

Tópicos: BYOD

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon