5 principais erros ao analisar a Nuvem

Fornecedores apostam na disseminação das soluções. Já os usuários ficam com receio do serviço.

Você sabe qual a diferença entre Nuvem Pública, Nuvem Privada ou Nuvem Híbrida? A Cloud Computing, por ser uma novidade tecnológica, ainda deixa muitas dúvidas nos usuários, por mais experientes que eles sejam. Os fornecedores desse tipo de armazenamento apostam todas as suas fichas na disseminação das soluções oferecidas. Em contrapartida, os usuários das empresas ficam com receio na hora de contratar ou migrar seus dados para o serviço, pois o modelo pode trazer alguns riscos, afinal, nada é 100% seguro.

Uma pesquisa recente, realizada com 213 executivos, encontrou menos preocupação com as origens dos serviços de Nuvem, porém uma preocupação maior com a forma como eles podem expandir o negócio e oferecer vantagem competitiva, ou seja, quais as principais vantagens que a Cloud Computing pode oferecer para as empresas.

A Wakefield Research elaborou um estudo o qual apresentou algumas estatísticas surpreendentes em relação ao armazenamento em Nuvem. Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados acreditam que a Computação em Nuvem é o “ambiente de trabalho do futuro”; 40% vêem a utilização da Nuvem para acessar informações de trabalho em casa como uma vantagem e 68% reconhecem os benefícios econômicos trazidos por esse tipo de armazenamento.

Entre os desconfiados, existem ainda alguns equívocos que consideram sobre desempenho, segurança, gestão de custos e os efeitos da Cloud Computing. Abaixo, segue uma lista dos cinco itens considerados como os principais deslizes que os usuários cometem ao analisar a mudança:

 

1- Desemprego dos profissionais de TI

Há um equívoco ao relacionar a Computação em Nuvem com o desemprego dos profissionais de TI. O pensamento inicial é de que se as empresas colocaram seus arquivos em Nuvem algumas atividades que estavam nas mãos do setor de TI serão transmitidas automaticamente para o suporte do armazenamento. Correto? Sim! No entanto, como as situações sempre têm dois pontos de vista, para os analistas da área o risco para os profissionais de TI não é tão “terrível” quanto parece à primeira vista. O movito é simples: mesmo para as empresas que migrarem para a Nuvem será necessária uma equipe para gerenciar e integrar os serviços e o relacionamento com os fornecedores. As empresas exigirão novas habilidades destes profissionais de TI, como preocupação com a gestão de fornecedores para avaliar os serviços corretamente, selecionar, monitorar, gerenciar e contratar as empresas de Computação em Nuvem.

 

2- Redução de custos

Utilizar a Cloud Computing traz segurança, mas também novos riscos. No entanto, especialistas acham difícil prever como esses riscos podem aumentar os custos para a empresa. Vale lembrar que alguns serviços de armazenamento na Nuvem permitem que os usuários armazenem e compartilhem grandes arquivos facilmente na Internet, em alguns casos de graça. Porém, especialistas apontam que apesar dos valores serem considerados baixos, a taxa de uso não é o único custo do armazenamento em Nuvem. Existem custos legais ocultos, por exemplo, quando a empresa assume mais riscos ao migrar aplicativos de um Data Center para a Nuvem. Serviços de Cloud Computing não são necessariamente mais baratos, sendo que alguns contratos de serviços em Nuvem afirmam que os termos podem ser alterados pelo fornecedor à vontade ou com pouco ou nenhum aviso, o que pode gerar uma situação preocupante.

 

3- Desempenho

Na atualidade, 56% das empresas consideram a Nuvem um diferencial estratégico de negócios que permite a excelência operacional e inovação acelerada. No entanto, vale ressaltar que, se a organização usa um provedor de Cloud Computing, não significa que ela possa ignorar a sua própria infraestrutura de TI e esperar uma grande performance devido a modernidade que o armazenamento em Nuvem representa. Segundo o diretor do grupo varejista WS Development Associates, Timothy Porter, após a adoção de algum aplicativo em Nuvem, foi preciso reavaliar o tráfego da rede. “Também foram necessárias a implementação de dispositivos de aceleração para a rede WAN, com produtos da Cisco, para melhorar o desempenho das filiais”, afirma Porter.

 

4- Facilidade de configuração e gerenciamento

A Nuvem trouxe muitas facilidades para as empresas e isso deve reforçar o gerenciamento do sistema. Os fornecedores do serviço afirmam que ao fazer a migração dos dados, acaba a necessidade de gestão por parte da área de TI da empresa, mas as coisas não funcionam dessa forma.

Um dos principais desafios passa a ser a gestão, garantindo um controle sobre os dados. A capacidade de transferir os documentos e os processos de negócios pode até ser ilimitada, mas o problema passa a ser o controle que o fornecedor tem sobre as informações.

 

5- Insegurança

Nenhum sistema é 100% seguro. Um bom exemplo disso foi a divulgação de que um hacker obteve mais de 300 documentos confidenciais que o Twitter armazenava com o Google Apps, que se justificou afirmando que o incidente foi mais culpa de um problema de senhas fracas do que de segurança no Data Center. Além disso, o Google admitiu recentemente que vinha por engano coletando dados de navegação em redes sem criptografia Wi-Fi desde 2007.

A questão de segurança é controversa para os especialistas em Cloud Computing. Alguns argumentam que os usuários acreditam erroneamente que as Nuvens são inerentemente inseguras, enquanto outros dizem que os clientes não são céticos o suficiente. Os céticos podem apontar para qualquer número de incidentes que parecem comprovar os riscos das aplicações em Nuvem. Em muitos casos, as empresas podem concluir que os seus próprios sistemas são mais seguros do que os sistemas operados por provedores de Computação em Nuvem ou que alguns dados são demasiado preciosos para serem armazenados fora do seu próprio firewall. Por isso, a migração para o armazenamento em Nuvem é uma decisão que requer muito estudo e planejamento, lembrando que nada é 100% seguro.

 
 
fonte: http://blogbrasil.comstor.com/blog/bid/400528/5-principais-erros-ao-analisar-a-Nuvem

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon