Novo circuito pode dobrar velocidade de conexões sem fio

 

Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolvem um novo circuito simples que pode mudar bastante o funcionamento de celulares e basicamente qualquer dispositivo que dependa de transmissão de dados por meio de comunicação sem fio. A tecnologia, quando finalizada, seria capaz de dobrar a velocidade do tráfego de informações.

O pequeno circuito, bastante barato, permitira algo chamado “comunicação full-duplex”, que possibilita que a transmissão e recepção de sinais no mesmo canal simultaneamente, agilizando bastante o processo.

Hoje os sistemas de emissão de ondas de rádio emitem e recebem sinais em momentos diferentes para evitar a interferência e falhas de comunicação. Como nota o site Technology Review, um celular conectado à internet fica alternando entre o recebimento e envio de dados, algo que pode ser comparado a como duas pessoas se alternam entre falar e escutar durante uma conversa.

O circulador, como é chamado o pequeno circuito, isola estes sinais que chegam daqueles que estão saindo, funcionando como um filtro na antena. Até hoje, circuladores sempre foram utilizados em sistemas como radares, mas dependiam de ímãs superpotentes e metais raros, tornando inviável a sua aplicação em algo tão trivial quanto um smartphone.

No entanto, os pesquisadores conseguiram evitar o uso de ímãs, confiando apenas em materiais comuns para circuitos. O resultado é barato, compacto e leve, ideal para um celular, afirma Andrea Alù, professor que liderou os estudos.

Outro pesquisador, Philip Levis, da Universidade de Stanford, elogia os resultados da pesquisa, afirmando se tartar de um passo importante e uma forma nova de olhar para um problema antigo. No entanto, existe diferença entre ter sucesso em um laboratório e conseguir transformá-lo em algo prático que possa ser usado nas frequências de Wi-Fi e internet móvel mundo afora. Por ainda se tratar de uma pesquisa, há muito caminho a ser percorrido até chegar a este ponto.

Via MIT Technology Review

 

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/45371/45371

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon