A importância de falar sobre a segurança da informação

Se é tão importante falar sobre esse assunto, o que falta para que o debate seja lançado aos executivos e usuários?

Com o avanço da tecnologia ao longo dos anos, um número cada vez maior de dados é gerado a todo momento. São milhares de informações que circulam em sites de notícias, nas redes sociais, em aplicativos de mensagens, nas redes das empresas, que possuem arquivos internos e confidenciais. E ela é facilitada pelo grande número de canais que estão à disposição de usuários e companhias pelo mundo.

Hoje, um mesmo computador, tablet ou smartphone, pode ser usado para acessar dados pessoais e corporativos simultaneamente. Da mesma forma, a tecnologia do cloud computing permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar que estejam, desde que tenham uma conexão disponível. E esse uso de redes desconhecidas pode conter perigos ignorados por parte de profissionais e empresários.

Mesmo que a existência de cibercriminosos e a proliferação de vírus sejam conhecidas por boa parte das pessoas, pouco se fala sobre a prevenção desse tipo de crime e como usuários e empresas podem adotar comportamentos mais seguros para o seu dia a dia. Um dado importante revelado pelo relatório ISTR mostra que o número de invasões em 2013 foi 62%1 maior quando comparado a 2012, o que justifica uma reflexão sobre a importância da segurança digital dentro das corporações.

Mas se é tão importante falar sobre esse assunto, o que falta para que o debate seja lançado aos executivos e usuários?

Muitas vezes podem faltar estímulos ou iniciativas para essas práticas. Geralmente, eventos e workshops que propiciem um espaço para essa discussão, como o Vision2, são locais ideais para tirar dúvidas e pensar em maneiras de diminuir as ameaças ou evitar possíveis ataques por meio da educação, monitoramento e infraestrutura de segurança adequada.

A educação é importante porque, com ela, podem ser alterados hábitos que colocam em risco os dados armazenados em um dispositivo e replicar o conhecimento adquirido para amigos e familiares. E o monitoramento e a infraestrutura fazem parte da continuidade do que foi ensinado e da preocupação em manter as melhorias já conquistadas.

Ou seja, hoje é necessário que as práticas de segurança sejam monitoradas e recicladas constantemente para que correspondam aos avanços tecnológicos diários. Com essas frentes de

trabalho, é possível que empresas e usuários tenham mais liberdade para inovar e trazer a melhoria contínua para seus parceiros, clientes e consumidores. Sempre de maneira segura e conectada.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon