Armazenamento em Nuvem lidera preferência dos CFO´s

Menor custo, facilidade de acesso e segurança são motivadores para utilização desta estratégia.

 

A era do disquete acabou há muito tempo. Agora, pendrives e backups constantes também estão com os dias contados. A novidade que veio para ficar é o armazenamento em Nuvem, ou Cloud Computing. As previsões dos analistas da área de TI para esse tipo de arquivamento são muito promissoras, afinal, as Nuvens possuem todas as características de praticidade, avanço tecnológico e organização quando o assunto é armazenamento de arquivos. Além de serem altamente seguras.

Esse serviço oferecido aos usuários da Internet vem auxiliando tanto pessoas físicas, que guardam fotos e músicas, quanto líderes das grandes corporações, pois dentro da empresa ou de sua própria casa usando um computador como servidor é possível acessar dados de qualquer outro computador, desde que tenha acesso a intranet ou Internet.

Segundo pesquisas recentes, os gastos com a infraestrutura e com os serviços relacionados ao armazenamento em Nuvem atingirão cerca de 174.200 milhões de dólares em 2014, ante 145.200 milhões de dólares em 2013, um aumento de 20%.

A Cloud Computing já faz parte de muitas empresas. Agora é uma questão de tempo, tanto que para a maioria das organizações o armazenamento em Nuvem não é uma questão de “se” vai acontecer, mas “quando” vai acontecer.

 

CFOs preferem armazenamento em Nuvem

Uma análise da consultoria Gartner aponta que 21% das organizações planejam mudar seu núcleo de aplicações financeiras para um SaaS (Software as a Service) dentro de dois anos. Além disso, 47% das organizações planejam mudar seus sistemas de ERP fundamentais para a Nuvem dentro de cinco anos.

Esta opinião é compartilhada por uma recente pesquisa da KPMG, em que 41% dos empresários contaram que já estão usando serviços de armazenamento em Nuvem nas áreas de finanças, contabilidade e gestão financeira. Outros 35% dos entrevistados disseram que estão propensos a adotar tais serviços nos próximos 18 meses. Mas, por que esse tipo de armazenamento está conquistando cada dia mais a preferência dos CFOs? Existem três motivos principais:

1- Redução de custos;

2- Possibilidade de mudanças e personalização;

3- Flexibilidade.

Esse modelo de armazenamento já se consolidou como uma tendência para os usuários da Internet. Dados da Gartner indicam que o Cloud Computing poderá substituir o uso do computador tradicional ainda em 2014. Isso porque a prioridade dos usuários será o acesso rápido aos arquivos armazenados.

Os Chief Financial Officers (CFOs – diretores financeiros) preferem o armazenamento em Nuvem primeiramente porque há redução de custo aliada à eficiência. 70% dos entrevistados na pesquisa da KPMG acreditam nessa premissa. Outro ponto importante é que o fornecedor de serviços em Nuvem assume todas as obrigações de gerenciamento e operação, fazendo todo o trabalho pesado, tendo um modelo de assinatura que permite mudar as despesas de capital para despesas de funcionamento. Também, a possibilidade de pagar apenas o que vai realmente ser utilizado permite que as empresas evitem os altos custos de investimento em TI.

Em uma economia digital, onde as empresas precisam constantemente reinventar seus modelos de negócios para atender à implacável busca por inovação, competitividade e crescimento, o armazenamento de dados em Nuvem oferece não somente uma economia de custo, como também a possibilidade de inovação e agilidade nos processo de trabalho.

As organizações maiores, em particular, estão percebendo essa mudança. Imagine uma empresa com filiais espalhadas em diferentes cidades. Um aplicativo baseado em Nuvem pode ajudar essa companhia a padronizar rapidamente processamento de transações, relatórios e documentos, onde as soluções tradicionais poderiam retardar a agilidade do fluxo de trabalho. Considera-se também que o arquivamento em Nuvem transforma o ambiente em uma plataforma para a melhoria da produtividade e dos conhecimentos, com trocas de informações mais ágeis e constantes entre colaboradores de diferentes locais de trabalho.

Enfim, não somente uma questão de custo está cativando os diretores financeiros para o armazenamento em Nuvem, como também a possibilidade de eficiência e resultados positivos para o desenvolvimento das empresas.

 

 

 

Fontes:

http://www.techtube.com.br/o-que-e-armazenamento-em-Nuvem/

http://resources.idgenterprise.com/original/AST-0131299_Why_Smart_CFOs_are_Moving_to_the_Cloud_executive_brief.pdf

Tags: Cloud Computing

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon