Utilização de Nuvem Híbrida deve crescer 19% em 2 anos

Pesquisa aponta que 68% das organizações mudarão a forma de armazenar suas informações.

O armazenamento dos dados em Nuvem é uma atividade tão frequente que se transformou em tema de estudos no mundo da tecnologia, que busca sempre novas opções de armazenamento de arquivos online com segurança. Essa modalidade de arquivar informações importantes é feita de maneira que elas podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora e sem necessidade de instalação de programas.

O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à Nuvem. O uso desse modelo tem sido considerado mais viável do que o uso de unidades físicas, como pendrives e HDs externos, uma vez que em um sistema operacional conectado à Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas em um sistema único, independente da plataforma.

Os modelos de Nuvens, sejam Públicos ou Privados variam de serviços pessoais, como Microsoft OneDrive, o Google Drive e iCloud ou para serviços voltados à empresas como o Microsoft Azure, Google Cloud Platform e Amazon Web Services. Soluções de Nuvem Pública são geralmente serviços baseados em assinatura, onde o hardware, software, ou ambos são alugados e os departamentos de TI adquirem cotas de armazenamento com base no que for necessário.

Muitas empresas são cautelosas em adotar serviços Públicos de Nuvem devido à preocupações com a segurança. Por isso, pesquisas começaram a surgir para que o mercado ofereça modelos diferenciados de armazenamento, contemplando diferentes perfis de empresas e suas necessidades. Uma das soluções encontradas no processo foi a criação das Nuvens Privadas, que são soluções no local que usam hardware e software gerenciado pelo departamento de TI de uma organização.

Na sequência, surgiram as Nuvens Híbridas, que combinam as melhores características dos modelos de armazenamento.

Para ajudar os tomadores de decisão de tecnologia de negócios a entender melhor os planos de adoção de Nuvem Híbrida de organizações em todo o mundo, a Tech Pro Research conduziu uma pesquisa global em maio deste ano, que pesquisou quais os índices de empresas que adotaram a Nuvem Híbrida; quais os setores da indústria estão utilizando essa forma de armazenamento; o tamanho da empresa versus o tamanho da Nuvem; motivos que impedem ou que estimulam a adoção da Cloud Computing; como escolher a empresa que criará o sistema; se realmente é um armazenamento seguro e até a familiaridade com o conceito.

A pesquisa mostrou que 93% dos entrevistados estão familiarizados com o conceito de Nuvem Híbrida, já tendo pelo menos ouvido falar do assunto. A maioria dos 7% restantes estão nas pequenas organizações. Para os responsáveis pela pesquisa, os resultados não são muito surpreendentes, pois muitas empresas não têm a infraestrutura de hardware necessária para utilizar um sistema Híbrido. Com isso, preferem uma solução de armazenamento em Nuvem Pública ao invés de investirem no seu próprio hardware.

Na modalidade Pública o usuário pode, a qualquer momento, aumentar ou diminuir os recursos, como a memória, processamento e espaço de armazenamento de acordo com suas necessidades. Além de diminuir gastos com aquisição de novas máquinas, licenças de uso de software, energia elétrica e manutenção de equipamentos.

Entre os entrevistados, um terço disse que já havia implementado uma solução de Nuvem Híbrida e outros 37% estavam considerando a possibilidade de fazê-lo. Outros 30% não têm planos de implementar a tecnologia. Esses dados se alinham estreitamente com uma pesquisa recente, The New Era of Hosted Services, encomendado pela Microsoft, que apontou que 68% das organizações vão adotar um modelo de Nuvem Híbrida nos próximos dois anos, o que representa um aumento de 19% em relação às taxas atuais.

Sejam em Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas, a mudança na forma de armazenar dados está conquistando seguidores dia a dia. Há armazenamentos gratuitos, pagos, para pessoas e empresas, como foco nos que têm pequeno ou grande fluxo de informação. Os planos são diferenciados e oferecidos de acordo com tráfego mensal. É um serviço que garante ao usuário redução de custos e acessibilidade de informações.

Fonte: http://blogbrasil.comstor.com/blog/bid/393847/Utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-Nuvem-H%C3%ADbrida-deve-crescer-19-em-2-anos

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon