Ambientes de trabalho estão mais móveis e colaborativos

Quase metade dos profissionais de todo o mundo já trabalham remotamente por algum tempo.

O nosso local de trabalho está se tornando mais móvel, mais flexível e mais colaborativo do que nunca, o que está transformando o tradicional escritório com endereço fixo e entre quatro paredes. Empresas que têm clientes e parceiros em todo o mundo estão animadas com essa ideia de transformação.

A razão é clara: os custos relacionados à manutenção do ambiente de trabalho estão em geral entre os três principais itens de despesas de uma empresa. Com a possibilidade de otimizar esse modelo, garantindo que ele continue atendendo às necessidades atuais do negócio motiva as corporações e começa a se tornar uma prioridade no mundo do trabalho.

Um levantamento da associação CoreNet Global, que possui 7 mil associados em cinco regiões globais, aponta que cerca de 60% ​​das mesas de uma empresa estão vagas em um mesmo momento, porque os trabalhadores estão ou na estrada ou em reuniões. Isso quer dizer que o espaço físico do local de trabalho precisa ser repensado e utilizado de forma mais eficiente, criando o que pode ser chamado de “um local de trabalho baseado em atividades”, a fim de adequá-lo à evolução das práticas de trabalho e melhorar o envolvimento dos colaboradores.

Essa nova configuração do local de trabalho propõe uma variedade de espaços para usar com base nas atividades que os funcionários precisam realizar em um determinado momento. Seja qual for a escolha, eles terão acesso contínuo às ferramentas de que precisam para realizar suas tarefas. Qualquer telefone de mesa torna-se o “seu” telefone sem fio e seguro que permite o acesso à internet, e-mail, calendários, mensagens instantâneas, videoconferência e outros recursos necessários.

A tecnologia criou esta oportunidade e é parte central da solução. Por isso, os líderes de TI devem envolver as áreas de recursos humanos das empresas nessa conversa. Na Cisco, essa nova abordagem de espaço compartilhado reduziu 30% do espaço utilizado por pessoa e 44% dos custos com energia, por exemplo.

Quase metade dos profissionais de todo o mundo já trabalham remotamente pelo menos por algum tempo. A população mundial deve chegar a 1,3 bilhão de trabalhadores móveis em 2015. 61% das pessoas que trabalham acreditam que não precisam estar no escritório para ser produtivo e eficiente e 70% dos futuros líderes que pretendem gerenciar equipes dizem confiar mais em vídeo nos próximos 5 a 10 anos.

Nossa força de trabalho é distribuída globalmente, e os prazos são mais curtos do que nunca. Por isso, é preciso tomar decisões mais rápidas. Com várias gerações no mercado de trabalho, temos de acomodar uma ampla gama de comportamentos, perspectivas, expectativas e estilos de trabalho.

Ainda na Cisco, 50% do tempo é gasto com a colaboração a colegas de trabalho distantes e 52% do trabalho é realizado num local diferente de onde está o gerente responsável por aquela tarefa.

Promover uma força de trabalho que é tão produtiva fora do escritório significa fornecer a todos os envolvidos condições e tecnologias necessárias para colaborar efetivamente e se sentir parte de uma equipe onde quer que fisicamente estejam.

Os mundos de trabalho físicos e virtuais devem ser combinados para que seja possível colaborar diretamente com um ecossistema inteiro de pessoas – colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e clientes – de qualquer lugar do mundo. Quando isso acontece, os resultados são uma maior satisfação do cliente, melhoria da produtividade, custos mais baixos, pessoas mais engajados e satisfeitas e maior inovação e crescimento.

Não há dúvida de que o ambiente físico em que trabalhamos é importante. Espaços limpos, bem iluminados, confortáveis e bonitos podem fomentar a produtividade, atitudes positivas e trabalho em equipe. Mas a configuração do espaço físico é apenas uma parte da solução global.

A “tecnologia de colaboração” precisa ser incorporada para o sucesso de qualquer esforço de transformação do local de trabalho. Os colaboradores devem ter acesso ininterrupto e seguro às informações que eles precisam para fazer seus trabalhos. E as ferramentas que eles usam devem ser tão acessíveis como os seus próprios dispositivos pessoais.

Nesse novo mundo do trabalho todos devem ter condições de fazer e receber chamadas em qualquer dispositivo seja ele um telefone de mesa, laptop, celular ou tablet. O acesso a e-mail, intranet corporativa deve ser facilitado em qualquer lugar sem fios e de forma segura.

Deve ser possível encontrar pessoas que trabalham com você e conectar-se a elas usando mensagens instantâneas de voz, vídeo, compartilhamento de desktop ou conferência. Envolver-se em tempo real, cara-a-cara, tanto de forma planejada como espontânea, com colegas de todo o mundo.

Essas são as maneiras pelas quais a transformação do local de trabalho podem melhorar a produtividade, quebrar as barreiras de comunicação e de tomada de decisão, inovação e velocidade, permitindo que as pessoas trabalhem juntas em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Quando se combina essas tecnologias com um design local de trabalho baseado em atividades, é possível criar um ambiente no qual as pessoas são capazes de alcançar coisas extraordinárias.

 

Fontes:

http://blogs.cisco.com/collaboration/message-to-it-lead-the-charge-in-creating-the-workplace-of-the-future/

http://blogs.cisco.com/collaboration/work-is-what-you-do-not-where-you-go/

http://blogs.cisco.com/collaboration/collaboration-technology-and-the-future-workplace/

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Wix Twitter page
  • Wix Facebook page
  • Wix Google+ page
  • LinkedIn Social Icon